Lançamento do livro Tradição Oral do Concelho de Constância dá início às Jornadas Europeias do Património

50648-LIVRO TRADIÇAO ORAL - capa

No próximo domingo, 22 de setembro, pelas 15h00, Constância vai dar início às atividades inerentes às Jornadas Europeias do Património, com a apresentação do livro Tradição Oral do Concelho de Constância – Património Cultural Imaterial, o qual integra os principais géneros da literatura oral tradicional: orações, rezas, ditos e provérbios, cantigas, adivinhas, romances, contos, etc.

Com prefácio da Investigadora Ana Maria Paiva Morão, a publicação que resulta de um trabalho de recolha, transcrição e classificação efetuado pela Técnica Superior do Município Anabela Cardoso, é uma edição da Câmara Municipal de Constância, no âmbito de uma candidatura ao PEDIME, Valorização dos Recursos TIC em Contexto Escolar e Interação com a Comunidade.

Integrado neste trabalho o município de Constância, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas em parceria com a Escola Básica e Secundária Luís de Camões desenvolveram um trabalho de recolha do património cultural imaterial no concelho de Constância, realizado pelos alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade no domínio da Literatura Oral Tradicional. A estas recolhas juntaram-se muitas outras efetuadas ao longo dos anos as quais foram sujeitas a um processo de seleção e classificação, com o objetivo de representarem a Literatura Oral Tradicional do concelho de Constância.

Este património salvaguardado em livro é uma riqueza acumulada ao longo de gerações, um bem coletivo da comunidade que deve ser protegido, valorizado e transmitido às gerações do futuro.