Festas 2020

Flores

Festas do Concelho

Todos os anos por ocasião da Páscoa, Constância recebe uma grandiosa manifestação religioso-cultural, as Festas do Concelho / Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Mantendo as seculares tradições ligadas aos rios e às fainas marítimas e assumindo-se como ponto de encontro de milhares de pessoas de todo o Vale do Tejo e de outras regiões do país, as Festas do Concelho de Constância são hoje um importante cartaz de promoção do concelho e de divulgação das suas potencialidades económicas, turísticas e culturais.

Um vasto programa musical, o Grande Prémio da Páscoa em Atletismo, a Mostra Nacional de Artesanato, a Mostra de Doces Sabores, a Mostra de Sabores e Saberes do Concelho, a Tarde de Folclore, as exposições, as ruas floridas e as tasquinhas com gastronomia típica constituem, entre outros momentos, a rica variedade de atividades que integram o evento.

O ponto alto dos festejos terá lugar no Dia do Concelho, Segunda-feira da Boa Viagem, com as cerimónias religiosas, das quais se destacam a missa, a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e as Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

Nossa Senhora da Boa Viagem

Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem

A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem em Constância está associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital.

Dos perigos da navegação nasceu o apego dos marítimos à Mãe de Deus e a confiança na sua protetora intervenção. A Festa e a Bênção dos Barcos, em Segunda-feira de Páscoa, são os momentos culminantes de uma devoção pelo menos bicentenária.

Até aos meados do século XX, apesar de algumas vicissitudes da vida e do mundo, a Festa manteve a sua grandiosidade de sempre, refletindo a prosperidade económica da vila que vinha da relação com os rios, de onde tirava o seu sustento e o sentido da sua existência.

Passado o tempo dos marítimos e do transporte fluvial, a Festa entrou em declínio, como as atividades que a geraram e mantiveram, e só não desapareceu porque a Paróquia decidiu assumir a sua organização, substituindo os festeiros que já não havia, e porque eram muito fundas as raízes que a devoção tinha criado na cultura local.

Sendo cada vez mais necessárias as graças do Céu para os caminhos da terra do que para as viagens nos rios, a Festa rendeu-se ao rei automóvel, institucionalizando, a partir dos anos 60, a Bênção das Viaturas que todos os anos se faz na Praça Alexandre Herculano.

Nos últimos 30 anos, a Festa vive uma nova fase da sua história, iniciada quando a Câmara Municipal decidiu intervir nela com o objetivo de a revitalizar e revalorizar, associando-lhe um vasto conjunto de atividades culturais, recreativas e de lazer que constituem as Festas do Concelho de Constância.

O essencial da Festa, o seu espírito, o seu sentido profundo são os mesmos de sempre. Mas foram introduzidos diversos e variados elementos novos, suscetíveis de gerarem novos interesses e de motivarem outros públicos. É o contributo do nosso tempo para o renovar de uma antiga tradição que persistirá para além de nós.

Barcos

www.festasdeconstancia.com

Img Cartaz Festas Cancelado

Cartaz GPPA Cancelado

Normas de Participação nas Festas do Concelho e de Nª Senhora da Boa Viagem

Formulário de Participação nas Festas do Concelho e de Nª Senhora da Boa Viagem - Espaço Jovem

Formulário de Participação nas Festas do Concelho e de Nª Senhora da Boa Viagem - Mostra

Formulário de Participação nas Festas do Concelho e de Nª Senhora da Boa Viagem - Quiosques de Venda de Bebidas

Formulário de Participação nas Festas do Concelho e de Nª Senhora da Boa Viagem - Tasquinhas

Sérgio Miguel Santos Pereira de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Constância, torna público que procede à abertura da Hasta Pública para atribuição de espaços destinados à comercialização de produtos alimentares, e à instalação de um carrossel infantil, no decurso das Festas do Concelho / Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem 2020.

Adenda ao Edital N.º 2844, de 18/02/2020.

Anexo ao edital da Hasta Pública para atribuição de espaços destinados à comercialização de produtos alimentares, e à instalação de um carrossel infantil, no decurso das Festas do Concelho / Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem 2020.