Constância salvaguarda património imaterial

Sonho de Pastor

As crianças dos jardins de Infância do concelho de Constância vão participar nas sessões de promoção do património cultural imaterial, as quais terão lugar a seis, 19 e 27 de fevereiro, nos Centros Escolares de Montalvo, Constância e Santa Margarida da Coutada, respetivamente.

Denominadas «De boca em boca - contos, lendas, adivinhas, lengalengas...», as sessões integram as estratégias de divulgação e promoção do Património Cultural Imaterial do concelho de Constância e são dinamizadas pela Câmara Municipal, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas.

Recorde-se que em tempos idos, era no calor da lareiras, antes de ir para a cama, que os pais e os avós contavam aos filhos e aos netos histórias fantásticas de tesouros, animais que falavam, bruxas, lobisomens, ajudando-os a crescer, enfrentar medos e desafios. Rimas, lengalengas e trava-línguas introduziam os mais novos na vida, promovendo o domínio da linguagem e a compreensão do mundo. Também os provérbios e adivinhas integravam o quotidiano e aproximavam gerações.

Consciente da riqueza que é o património cultural imaterial do concelho de Constância, a autarquia visando dar continuidade à sua pesquisa e simultaneamente divulgar e promover junto dos mais novos, os conteúdos de algumas recolhas já efetuadas, promove estas sessões junto das crianças, aquelas que são as fiéis guardiãs e promotoras dos diferentes patrimónios.

Imagem: Lenda do Sonho do Pastor, contada em Santa Margarida da Coutada, referente à ribeira de Alcolobre.