Pomonas Camonianas

Cartaz Mercado Quinhentista 2018 final Prancheta 1

XXII Pomonas Camonianas - 2017

Cartaz Pomonas 2017-01

Feira de antiguidades e velharias

Feira Velharias 2017-01

Norma da Feira de Antiguidades e Velharias

XXI Pomonas Camonianas - 2016

Imagem Pomonas Camonianas 2016 site-01

Cartaz Programa Pomonas 2016 site-01

Cartaz Orientacao Noturna 2016 site-01

Uma noite, um mapa, um grupo de amigos, boa disposição e um desafio de tirar o fôlego, são os ingredientes para descobrir ou redescobrir alguns dos mais interessantes locais do concelho e concelhos limítrofes. Ao som dos animais noturnos, do vento a soprar por entre as ramadas, das folhas secas que estalam a cada passo, e dos rios e ribeiras que correm vagarosamente para o mar, estes são os ingredientes para uma agradável noite de aventura.

Normas da Prova de Orientação Noturna

Autorização

Destaques da Festa

XX Pomonas Camonianas - 2015

pomonas lona ao baixo 4x3m-01 w

pomonas A3 115-01 200

Orientacao Noturnas 2015-01 200

Normas da Prova de Orientação Noturna

Autorização

Informação Geral

Por ocasião do 10 de Junho, Dia de Portugal e de Camões.

Na antiguidade, os povos davam uma enorme importância à religião que era considerada um modelo para a vida e ajudava a explicar e a influenciar o que a razão humana tinha dificuldade em entender. Gregos e Romanos criaram um número muito grande de divindades que contribuíam para dar sentido aos sentimentos das pessoas, aos acontecimentos do quotidiano, aos fenómenos naturais, à vida e à morte.

Particularmente representadas eram as forças da natureza, responsáveis por tudo o que envolve a vida dos homens, como o sol e a chuva, o vento e o mar, o céu e a terra.

Num mundo com caraterísticas vincadamente rurais, fenómenos como a germinação das sementes, o crescimento das plantas e o amadurecimento dos frutos assumiam uma enorme importância. Por isso eram divinizados e prestava-se-lhes culto.

Pomona era a divindade que presidia à florescência das plantas e ao crescimento dos frutos. O seu nome tem a mesma origem etimológica de pomo (fruto carnudo) e de pomar. Era-lhe consagrado um bosque, chamado Pomonal, situado na estrada de Roma a Óstia, onde se lhe prestava culto.

Camões, poeta maior do renascimento dos valores clássicos, evoca com frequência as divindades gregas e romanas e, de entre estas, Pomona. E refere-se, por outro lado, a uma imensa variedade de flores e de frutos que ela protegia.

São alguns desses frutos e dessas flores que se expõem para apreciação e para venda em Constância, sob a inspiração tutelar de Pomona e num ambiente que lembra o século em que Camões viveu e por aqui passou.

Motivos de Interesse:

• Mercado Quinhentista (Exposição/venda de frutos e flores)
  • Feira de Antiguidades e Velharias
  • Festival Luís de Camões