8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

mulher- imagem

Caras e caros munícipes

Hoje, nas três freguesias do nosso concelho decorrem jantares que assinalam o Dia Internacional da Mulher.

Desejo que esses momentos de confraternização sejam marcados pela alegria dos direitos conquistados pelas Mulheres com o 25 de Abril conforme explicita o artigo 13º da Constituição da República Portuguesa, mas também nos motive e inspire para em cada dia lutarmos pela promoção da igualdade entre mulheres e homens a todos os níveis da vida cívica, política, económica, social e cultural.

De facto, ainda há muito por fazer no que respeita à Igualdade de Género e o mais grave é que muitas e muitos não querem que isso aconteça e outras e outros nem disso têm consciência.

Por exemplo a remuneração que as mulheres auferem é, em média, 17,9% abaixo dos homens para as mesmas funções ou seja: de facto para ser justo essas mulheres, durante um ano, trabalharam gratuitamente 65 dias.

A situação não é nova assim como não é novo que a representação das mulheres em cargos de maior responsabilidade se mantém baixa, que a precariedade no trabalho é maior, que têm mais tarefas familiares e consequentemente mais dificuldade em conciliar a vida familiar, profissional, pessoal e a sua participação cívica.

Também a violência sobre as mulheres é um flagelo. Em Portugal os dados oficiais demonstram que no âmbito da violência doméstica 86,9% das vítimas são mulheres e 84,6% dos agressores são homens.

Li há poucos dias no Relatório do Fórum Económico Mundial que a igualdade de género só deverá ser atingida dentro de 170 anos, ou seja, em 2186 sendo que a previsão representa um retrocesso em relação aos 118 previstos em 2015.

Na verdade, há ainda um longo caminho a percorrer para que a Igualdade de oportunidades na Vida das Mulheres seja uma realidade, mas esse caminho tem que ser trilhado por mulheres e por homens que acreditam que cumprir os Direitos das Mulheres é tornar Portugal num país mais justo e solidário.

Feliz Dia da Mulher!

A presidente da Câmara Municipal