Inauguração do Percurso Etnobotânico assinala 21º Aniversário do Parque Ambiental de Santa Margarida

Img Site Inauguracao Percurso Etnobotanico

O Parque Ambiental de Santa Margarida, localizado em Vale de Mestre, freguesia de Santa Margarida da Coutada, completa o seu 21.º aniversário esta terça-feira, 18 de abril, uma data que vai ser celebrada no próximo sábado, dia 22, às 10h00, com a inauguração de um Percurso Etnobotânico.

Da longa relação que as comunidades locais mantêm com as plantas chegam aos nossos dias conhecimentos sobre a identificação de espécies, a sua ecologia, a sua biologia e os seus usos e tradições.

Esses conhecimentos são um património imaterial de cada comunidade que vai passando de geração em geração, por vezes de forma contínua, mas, muitas vezes, perdendo-se no tempo. O percurso etnobotânico aqui proposto resulta do trabalho de recolha sobre o saber e as práticas tradicionais do uso das plantas que as comunidades do concelho de Constância ainda conservam.

A participação no Percurso Etnobotânico é gratuita, mas com inscrição obrigatória, a qual deverá ser efetuada no Parque Ambiental de Santa Margarida, presencialmente, ou através do endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 249 736 929.

O Percurso Etnobotânico é uma iniciativa do Município de Constância com o apoio da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, através do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, através do projeto Renovação de Aldeias – Práticas e Saberes Tradicionais sobre Plantas.