Pomonas Camonianas

Pomonas

Mais um ano a honrar a memória de Camões

Durante os quatro dias que terminaram no 10 de Junho, dia de Camões, o concelho de Constância celebrou as Pomonas Camonianas, honrando a memória do nosso maior poeta e a sua profunda ligação à nossa terra.

Esta é uma iniciativa cultural-pedagógica organizada pela Câmara Municipal de Constância, pelo Agrupamento de Escolas de Constância e pela Associação Casa-Memória de Camões.

Compostas pela recriação de um mercado quinhentista, as Pomonas Camonianas integraram uma exposição-venda dos frutos e flores referidos por Camões na sua obra. Os alunos, professores e pessoal não docente do Agrupamento de Escolas de Constância, bem como a comunidade educativa do concelho, trajados ao modo da época, representaram os mercadores e outras figuras alusivas.

O evento englobou ainda danças quinhentistas, poesia, a feira de antiguidades e velharias, um festival hípico, espetáculos musicais, uma prova de orientação noturna, a deposição de coroas de flores no Monumento a Camões e várias exposições.

Decorreu também na antiga cadeia, a 10 de junho a entrega dos prémios do concurso de fotografia "Retratos da Festa", do concurso de pintura "As Cores de Constância" e a entrega do prémio Literário Alexandre O´Neill.

O Concurso de pintura ao ar Livre "As Cores de Constância" promovido durante o dia 8 de junho destingiu dois primeiros lugares – Carlos Marques e Diogo Soares – em segundo lugar ficou João Quinto e em terceiro lugar José Luís. O júri distinguiu ainda José Reis, Joana Oliveira e Simão Luís com menções honrosas.

No âmbito das comemorações do 20º aniversário da Biblioteca Alexandre O´Neill, o Município de Constância promoveu o Prémio Literário Alexandre O´Neill, com o propósito de valorizar e divulgar este grande nome da literatura portuguesa. Os vencedores foram: do 1º Ciclo – Magia apresentado por Juliana Malheiro Junqueira, do 2º Ciclo – Querida Biblioteca apresentado por João Augusto Lopes, do 3º Ciclo – Um sonho apresentado por Jaime Malheiro Junqueira e da comunidade em geral – O'Neill em ti Revive apresentado por Ricardo Grácio Damásio.

O Concurso de Fotografia "Retratos da Festa", que decorreu durante a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem / Festas do Concelho, premiou na categoria a cores, e em primeiro lugar João Pereira, em segundo lugar Lília Reis e em terceiro lugar Vanda Dias. Na categoria a preto e branco Lília Reis venceu o primeiro lugar, Pedro David, ficou em segundo lugar e em terceiro lugar Luís Jorge.