Colóquio e Exposição - Defender a Paz

Img Coloquio Paz-01

No âmbito da XXX Feira do Livro, iniciativa promovida pelo Município de Constância através da Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill, irá decorrer no dia 27 de novembro, no cineteatro municipal, pelas 11h30, o Colóquio Defender a Paz – Questão Central da Atualidade, apresentado pela Dr.ª Ilda Figueiredo Presidente da Direção Nacional do Conselho Português para a Paz e Cooperação.

"Esta iniciativa além de assinalar o fim da Segunda Guerra Mundial, pretende reafirmar a determinação do CPPC em prosseguir e intensificar a ação de esclarecimento e mobilização da opinião pública para a defesa da Paz, da segurança e cooperação internacionais e para a amizade e solidariedade entre os povos, dando o seu contributo para que tragédia semelhante à que terminou há 70 anos nunca se venha a repetir".

Neste período, também irá estar patente ao público no corredor do cineteatro a exposição Celebrar a Vitória – Defender a Paz, um conjunto de 10 painéis, que pretendem evocar os 70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial.

"Estas iniciativas realizam-se no momento em que se assinala o 70.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial na Ásia, confirmado com a rendição incondicional do Japão a 2 de Setembro de 1945, o Conselho Português para a Paz e Cooperação lembra os milhões de vítimas e realça a luta e o papel desempenhado pelos povos dos vastos territórios ocupados pelo militarismo japonês para o desfecho da guerra e para o impetuoso movimento de libertação nacional que se lhe seguiu".