Decorreu com êxito o Festival das Grandes Rotas em Constância

Caminho Sul da Rota do Tejo

Numa primeira avaliação, baseada nos números e nas opiniões recolhidas durante o evento, a Câmara Municipal de Constância, avalia com nota muito positiva a organização do I Festival das Grandes Rotas, um evento que o concelho recebeu de 29 de abril a 1 de maio e cuja inauguração contou com a presença do presidente do Turismo Centro de Portugal, dr. Pedro Machado.

Os quatro percursos pedestres que integraram o festival alcançaram o seu número máximo de participantes. Os passeios de barco nos rios Tejo e Zêzere, que estavam inicialmente agendados não foram suficientes para a procura, levando a organização a dinamizar mais passeios para satisfazer todos os que procuraram esta opção. Os Passaportes do evento, que davam acesso às iniciativas também tiveram de ser reforçados, pois o número não foi suficiente para todos aqueles que quiseram usufruir da oferta planeada no âmbito do evento.

Relativamente ao tecido económico, nomeadamente serviços de cafetaria, restauração e alojamento, numa primeira avaliação também ditam resultados muito positivos.

Por ocasião da abertura do evento, o Presidente do Turismo Centro de Portugal destacou o Festival das Grandes Rotas como evento de relevância estratégica, no que concerne à promoção e dinamização turística destes equipamentos intermunicipais, como são as Grandes Rotas, enquanto elementos potenciadores de dinâmicas económicas, educativas e sociais da região centro.

Recorde-se que o Festival das Grandes Rotas é um evento que visa promover um território de excelência para a prática desportiva na natureza, agora potenciado pela Grande Rota do Zêzere – GRZ 33 e pela Grande Rota do Tejo – GR 12. As duas Grandes Rotas, sendo percursos marcados no terreno funcionam como equipamentos com um potencial turístico enorme, já que cada vez são mais os praticantes de pedestrianismo e cicloturismo que percorrem os territórios onde existe este tipo de percursos, aliando o conhecimento dos valores patrimoniais à prática de exercício físico. Apresentam também um enorme potencial como marcas que podem ser exploradas por empresas privadas, conciliando as suas três vertentes (pedestre, BTT e canoa).

Constância continuará a assumir-se assim como um território fulcral para a dinamização da Grande Rota do Zêzere – GRZ 33 e da Grande Rota do Tejo – GR 12, pois o concelho tem condições fantásticas para uma prática de TURISMO ATIVO, tanto a nível de lazer/bem-estar, como numa perspetiva mais competitiva, seja através do pedestrianismo, do hipismo, dos mais diversos desportos aquáticos, ou mesmo do BTT ou veículos motorizados de todo-o-terreno.

Caminho Sul da Rota do Tejo Colour BTTColour ZumbaGrande Rota do Tejo Grande Rota do Zêzere oPasseios de BarcoUma alternativa na Grande Rota do Tejo