Final Municipal do Concurso Nacional de Leitura

Data: 2019-01-18 18:00

Local: Cineteatro Municipal de Constância

O Concurso Nacional de Leitura (CNL) é uma iniciativa do Plano Nacional da Leitura, que vai na sua 13ª edição, que tem como objetivo central, estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora, os destinatários são os alunos do 1º ciclo ao secundário e está dividido em quatro fases: escolar, municipal, intermunicipal e nacional, esta última decorrerá em 25 de maio de 2019 em Braga. A participação no Concurso é totalmente livre.

Com a Final Municipal do CNL, organização da BMAO em articulação com o Agrupamento de Escolas de Constância, pretende-se apurar os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo que irão representar Constância na Final Intermunicipal, que decorrerá no Sardoal. A final tem dois momentos de avaliação, o primeiro onde 6 alunos de cada grau de ensino indicado terão que prestar provas escritas eliminatórias, das quais sairão 4 finalistas de cada ciclo de ensino para a prova oral, que constitui o segundo momento, que passará pela leitura de um excerto dos livros selecionados pela organização, a análise da prova oral será avaliada por um júri, constituído por um representante do Município, outro do Agrupamento e o terceiro de um convidado com reconhecido mérito cultural. A Final terá ainda momentos de diversão e de lazer, numa festa que se pretende promover e deste modo é aberta a toda a comunidade. A Final Municipal do CNL decorrerá no dia 18 de janeiro pelas 18h00 no Cineteatro Municipal.

abril 2019