Avisos e Comunicados

Avisos e Comunicados

ALERTA LARANJA para Crise Energética das 20h00 do dia 28 de abril e das 20h00 do dia 29 de abril!

Informação de suporte:

O país enfrenta, desde a manhã de hoje, uma situação de crise energética que está a afetar o funcionamento regular de diversos serviços essenciais. A escassez de fornecimento energético resulta de fatores externos e internos que, combinados, estão a provocar perturbações significativas em setores estratégicos como a saúde, os transportes, a segurança e a distribuição de bens essenciais. A imprevisibilidade da evolução do cenário atual exige a adoção de medidas extraordinárias e a colaboração de toda a população para a redução do consumo energético sempre que possível.

Efeitos Expectáveis:

A crise energética atualmente em curso poderá comprometer o funcionamento de vários serviços absolutamente essenciais, com impactos graves na sociedade e na economia do país. A situação, que se verifica desde a manhã de hoje, apresenta uma elevada imprevisibilidade quanto à sua resolução, agravando a incerteza sobre os efeitos a curto e médio prazo.

Deveres Gerais:

Face à situação atual, os cidadãos e demais entidades têm o dever de colaborar ativamente, cumprindo as ordens e instruções emitidas pelos órgãos e agentes responsáveis pela segurança interna e pela proteção civil, bem como respondendo de forma pronta e adequada a todas as solicitações justificadas que lhes sejam dirigidas pelas entidades competentes.

Informação Pública:

O processo de reposição da rede elétrica a nivel nacional está em curso. No entanto, devido à extensão e complexidade da situação, poderá demorar até que o fornecimento elétrico seja totalmente restabelecido no continente.
Neste contexto, todas as entidades competentes estão empenhadas em reforçar o recurso a fontes alternativas de energia, na utilização criteriosa de geradores e na garantia do respetivo abastecimento de combustível.
Apela-se à população para que se mantenha tranquila, adote medidas de gestão responsável e evite consumos desnecessários.
Recorda-se ainda que o número de emergência 112 deve ser utilizado apenas para situações de emergência, de forma a não sobrecarregar a rede de comunicações.
A prioridade máxima mantém-se na proteção dos serviços essenciais, especialmente na área da saúde, garantindo o funcionamento da rede médica, dos hospitais e o apoio a doentes domiciliários dependentes de equipamentos elétricos.

Logo da Câmara Municipal de Constância

Contactos

Câmara Municipal de Constância
Estrada Nacional 3, n.º 13
2250-028 CONSTÂNCIA

 249 730 050
(Chamada para a rede fixa nacional)
 geral@cm-constancia.pt

LIVRO DE RECLAMAÇÕES Um instrumento de cidadania legalmente consagrado

Redes Sociais

facebook instagram twitter
Acessibilidade

Localização

Cofinanciado por
Cofinanciado por