No próximo sábado, 29 de novembro, às 21h00, o Cineteatro Municipal de Constância recebe a apresentação pública do projeto Bonecas de Constância, uma iniciativa no âmbito do Caminhos – Cultura em Rede do Médio Tejo
O projeto Bonecas de Constância, cujos ateliês com a comunidade estão a decorrer esta semana, é dinamizado pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora que nos propõe uma dinâmica multifacetada que visa não só preservar, mas também divulgar esta tradição preciosa.
A iniciativa inclui formação, dramaturgia, construção e encenação do projeto, elementos que juntos formam o serviço educativo robusto.
A encenação e criação do projeto possibilitará trazer a tradição das bonecas de Constância para o palco, permitindo que o público vivencie a história de forma imersiva.
O objetivo deste projeto vai além de divulgar uma tradição, procura ativar a memória cultural da região envolvendo a comunidade, estimulando interesse pelo património local. Ao fazê-lo o projeto também tem o potencial de fortalecer a oferta turística de Constância transformando a tradição numa experiência viva e acessível a todos.
Implementar um projeto como o proposto é um passo vital na salvaguarda do património imaterial. Este não só estará a divulgar a importância do legado Cultural das bonecas de pernas de cana, como também potencializando o envolvimento da comunidade e dos visitantes com a história local, tornando-o num objeto artístico. O projeto pode contribuir para a revitalização cultural e turística do Município, assegurando que as gerações futuras possam compreender e valorizar a sua rica herança cultural.





