O lugar de Chã da Bica, na freguesia de Montalvo, concelho de Constância, recebe até ao próximo dia 10 de julho, um campo de trabalhos arqueológicos, cujo principal objetivo é a proteção e a salvaguarda das ruínas romanas existentes no local da antiga vila romana.
A campanha de trabalho arqueológico é dinamizada pela Câmara Municipal de Constância, sob coordenação da arqueóloga, Doutora Salete da Ponte e da Direção Geral do Património Cultural, contando com a participação de técnicos da autarquia e de jovens do concelho.
Em termos genéricos, o campo de trabalho consiste na remoção de terras, areia e vegetação. Após os processos descritos, colocar-se-á no local uma manta geotêxtil, uma camada de areia e uma outra de seixo de granulometria adequada, garantido assim a proteção destas importantes ruínas arqueológicas.
Recorde-se que as ruínas de Chã da Bica correspondem a um balneário romano que faria parte de um complexo habitacional e agrícola. A avaliar pelos vestígios que é possível encontrar nas imediações, as ruínas datam do século III – V d.C.