Grande Prémio da Páscoa em Atletismo

31.º Grande Prémio da Páscoa de Constância – EDP distribuição

Cartaz GPPA 2019

Normas de Participação Grande Prémio da Páscoa e Caminhada

INSCRIÇÕES (início 4 de março)

30.º Grande Prémio da Páscoa de Constância – EDP distribuição

Img GPPA 2018 site

Normas de Participação Grande Prémio da Páscoa e Caminhada

INSCRIÇÕES (a partir de 5 de fevereiro)

29.º Grande Prémio da Páscoa de Constância – EDP distribuição

Banner GPP 2017-01

RESULTADOS

Mais resultados (com filtragem) em lap2go.com

28.º Grande Prémio da Páscoa de Constância – EDP distribuição

Banner GPP 2016 site-01

Resultados Prova PrincipalResultados Prova Benjamins FemininosResultados Prova Benjamins Masculinos

Boletim de inscrição - Só escalões jovens - para envio por CTT

Nota: As restantes inscrições devem ser efetuadas pela Xistarca ou pela Secretaria da Piscina Municipal, em conformidade com o tipo de prova.

www.xistarca.pt

27.º Grande Prémio da Páscoa de Constância – EDP distribuição

Banner GPP 2015 site

Resultados Prova Principal

Resultados dos Escalões Jovens

Galeria de Fotografias

Boletim de inscrição - Só escalões jovens - para envio por CTT

www.xistarca.pt

História

Prova pensada inicialmente como corrida de corta-mato, teve o seu início em 1988 e foi realizada nessa disciplina, durante seis anos, tendo como palco os terrenos anexos ao antigo campo de futebol. Já em 1994, e numa primeira tentativa de evolução para uma prova de estrada, o Grande Prémio mudou-se para a margem do rio Zêzere, disputado em circuito, num misto de terra batida e de paralelo, passando pela primeira vez pelo centro histórico da vila. Como curiosidade, recorde-se que a edição desse ano teve como vencedora da prova feminina a grande campeã Rosa Mota. No ano seguinte, 1995, a Associação de Atletismo de Santarém passa a apoiar o Grande Prémio, cabendo-lhe a supervisão da prova através dos seus juízes e cronometristas. Um ano depois, em 1996, nova mudança se verificou, desta feita tendo como local de partida e chegada a Praça Alexandre Herculano. Ano de profundas mudanças, a corrida deixou de ser feita em circuito, passando a desenrolar-se, após a partida e seguindo pela Avenida das Forças Armadas, pela estrada do Castelo do Bode e volta, numa distância de 8 quilómetros. Foi também o início da separação entre as provas para os escalões jovens e a prova principal, juntando nesta juniores, seniores e veteranos, de ambos os sexos, pela primeira vez. Foi, ainda, implementada a informatização das inscrições e resultados. Três anos depois, a edição de 1999 testemunha nova alteração: a partida e chegada passaram a ser feitas junto ao Posto de Turismo, com o objetivo de proporcionar melhores condições e mais visibilidade, quer a atletas, quer ao público. Manteve-se a distância da prova principal até 2002, ano em que, definitivamente, passou para os 10 quilómetros. Estava atingido um dos principais objetivos do Grande Prémio: figurar, como prova de estrada, no calendário da CNEC – Comissão Nacional de Estrada e Corta-Mato, que passou a certificar oficialmente a distância no ano seguinte.

Sendo ao longo dos tempos apadrinhado por várias figuras de vulto do atletismo português – Carlos Lopes, Fernando Mamede, Fernanda Ribeiro, Rosa Mota, Rui Silva, António Pinto, Manuela Machado, António Leitão, Domingos Castro, Dionísio Castro, Susana Feitor, Albertina Dias, Aurora Cunha, José Regalo, Manuel Matias, Albertina Machado, Luís Feiteira e Armando Aldegalega –, o Grande Prémio da Páscoa de Constância foi, ano após ano, consolidando a sua posição no panorama nacional das provas de estrada, tendo-lhe sido atribuído, em 2006, o Grau Nacional.

Hoje, o Grande Prémio, grande evento desportivo a nível da vertente competição / espetáculo organizado integralmente pela autarquia, recebe centenas de atletas das mais diversas proveniências geográficas, incluindo do estrangeiro, seja para as diversas provas dos escalões jovens, seja para a prova principal, o que inclui atletas da elite e os que constituem o grosso do pelotão.

Realizado no Sábado de Aleluia, em pleno arranque das Festas do Concelho, o Grande Prémio da Páscoa de Constância afirma-se e pretende ser, acima de tudo, uma grande festa do atletismo para todos quantos correm pelo prazer de correr, em fraterno e são convívio.

DSC 0291DSC 0313DSC 0326DSC 0332DSC 0343DSC 0348DSC 0362DSC 0372DSC 0390DSC 0391DSC 0398